sábado, 9 de março de 2013

NOSSO PLANO DE GESTÃO




Estado da Paraíba
Secretaria de Estado da Educação – PB
Primeira Gerência Regional de Ensino

Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Severina Ramos de Oliveira



   Plano de Gestão
2013 – 2014

Sobrado – PB

  

Apresentação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio apresenta o plano de gestão 2013 - 2014, construído a partir da interação da Administração Escolar, dos Professores e da equipe de funcionários.
Foi fruto de intensa discussão acontecida entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 2013, durante as reuniões de planejamento para o ano letivo do corrente ano.
Tem como principal objetivo orientar as futuras ações da nova Administração Escolar, visando o pleno funcionamento, desenvolvimento e melhoria da atuação da Escola na vida educacional daqueles que desfrutam do serviço de nossa Unidade.
Sabemos que vivemos momentos conturbadores, são grandes as rupturas morais, sociais e econômicas. As dificuldades a cada dia apenas aumentam, transformando a profissão da docência numa verdadeira aventura sem precedentes: São alunos despreparados para ingressarem no Ensino Médio; são famílias desestruturadas; situações financeiras diversas que obrigam os jovens a abandonarem os estudos para poderem contribuir de maneira decisiva no sustento de suas famílias, em uma grande maioria, são jovens sem objetivos e/ou metas na ultima etapa da Educação Básica.
Neste sentido, a Escola como instituição, além da simples missão de ensinar/formar cidadãos, terá que reverter esse quadro assustador de evasão, repetência, infrequência, reavivando neles a vontade do aprender.
Acreditamos e mais que isso, desejamos contribuir na construção de uma nova sociedade, mesmo tendo consciência de que não poderemos mudar o mundo, mas podemos fazer a diferença no nosso mundo.
Que este Plano de Gestão possa nos orientar, nos unir e nos ajudar a trilhar nossos futuros objetivos. É o que todos nós esperamos.
Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitos jovens.
Paz e Bem!
Sobrado, 20 de Fevereiro de 2013.

Atenciosamente,

João Batista Barbosa da Silva
Gestor Escolar





I - OBJETIVOS

Conforme o Sistema de Ensino e a Gestão Democrática do Sistema de Ensino Público do Estado da Paraíba, cuja finalidade é garantir a centralidade da escola no sistema e seu caráter público, trabalharemos para garantir a transparência dos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros através de objetivos e metas prioritárias.

1.1.  Aspectos Pedagógicos

       A – Objetivos Prioritários

Ø  Assegurar a formação integral como desenvolvimento da pessoa, para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Ø  Melhorar a qualidade do ensino motivando e garantindo a permanência do aluno na escola, evitando a repetência e a evasão escolar.
Ø  Proporcionar atividades que promovam a boa convivência de toda a escola, visando à valorização da cultura da paz.
Ø  Garantir uma gestão democrática plural e participativa com todos os segmentos da comunidade escolar.
Ø  Fortalecer a participação da família na escola.

       B – Metas Prioritárias

Ø  Formulação/atualização e implementação da Proposta Pedagógica da escola.
Ø  Diminuição da repetência.
Ø  Aumento no índice de aprovação e aprovação em concursos e Vestibulares.
Ø  Diminuição da evasão escolar.
Ø  Promoção de eventos com a participação dos pais e/ou responsáveis ao menos uma vez por semestre.
Ø  Melhoria na qualidade do planejamento das coordenações pedagógicas e administrativas.
Ø  Promoção de atividades que ampliem o relacionamento entre a escola e a comunidade sobradense.

1.2. Aspectos Administrativos

       A – Objetivos Prioritários

Ø  Promover a participação da comunidade na definição e na implementação de decisões que envolvam questões do cotidiano escolar.
Ø  Valorizar o Conselho Escolar como parte integrante nas tomadas de decisões.
Ø  Valorizar os profissionais da educação.
Ø  Incentivar a participação, respeitando as pessoas e suas opiniões, no que chamamos de gestão democrática.
Ø  Contribuir para que o Servidor adquira conhecimento para o seu desenvolvimento, como profissional e cidadão;
Ø  Desempenhar as atividades administrativas e burocráticas dentro dos prazos estabelecidos pelo sistema.
Ø  Oferecer ao corpo docente e à carreira assistência, os materiais necessários para o desempenho de suas funções.
Ø  Manter contato direto com a Coordenação da Primeira Regionão de Ensino e seus Núcleos de Assistência, para assegurar o bom funcionamento da Instituição Educacional.

        B – Metas Prioritárias

Ø  Promover reuniões mensais e/ou bimestrais informativas e de sensibilização com os responsáveis pelos alunos regularmente matriculados na instituição educacional.
Ø  Promoção de avaliações e de tomadas de decisões pelo Conselho Escolar sobre o cotidiano escolar.
Ø  Resgate da autoestima dos servidores da educação, através de um processo contínuo e diário de informação, estimulando e incentivando a comunicação entre as pessoas.
Ø  Estimular a construção dos laços de afetividade.
Ø  Envolvimento dos servidores com as normas regimentais e disciplinares.
Ø  Descentralização, com o compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários, onde todos os atores envolvidos no processo participem das decisões.
Ø  Capacitar os Professores para o exercício das suas atividades de forma articulada com a função social;

1.3. Aspectos Financeiros

       A – Objetivos Prioritários

Ø  Respeitar e cumprir a legislação vigente quanto à utilização de cada recurso financeiro recebido.
Ø  Assegurar a transparência na execução e na prestação de contas relativas aos recursos financeiros repassados à instituição educacional, oriundos da descentralização financeira (PDDE e PNAE).
Ø  Definir junto com a comunidade escolar ou seus representantes legais, as prioridades na utilização das verbas recebidas pela escola.
Ø  Informar a comunidade escolar todas as melhorias feitas em benefício da escola.

      B – Metas Prioritárias

Ø  Administração das verbas  recebidas, com a participação da comunidade escolar, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola de qualidade.
Ø  Definição de prioridades por meio de um processo democrático.
Ø  Utilização  dos recursos de acordo com as necessidades pedagógicas, administrativas e financeiras da escola em conformidade com a legislação vigente.
Ø  Prestação de contas transparente.


II - ESTRATÉGIAS

Ø  Utilização dos diversos espaços escolares como extensão da sala de aula para complemento e desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Ø  Criação e/ou adequação de espaços físicos para implantação de projetos educacionais:
Ø Biblioteca;
Ø Laboratório de Informática;
Ø Laboratório de Física, Química e Biologia;
Ø Laboratório de Matemática;
Ø Ginásio poliesportivo.
Ø  Estimulação dos docentes quanto à importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento amplo da escola, por meio de uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos.
Ø  Levantamento, seleção, acompanhamento e avaliação das habilidades a serem desenvolvidas.
Ø  Reunião bimestral ou extraordinária para avaliação do rendimento, frequência, disciplina e outros assuntos pertinentes.
Ø  Coordenação, desenvolvimento e acompanhamento de recuperação paralela, projeto interventivo e reforço sistematizado para os alunos com dificuldades de aprendizagem.
Ø  Desenvolvimento de projetos interventivos e ações que trabalhem questões que envolvam as diversas formas de violência, o bullyng, respeito às diversidades e valorização do bem público.
Ø  Reafirmar e fomentar discussões sobre “Escola Inclusiva”, fundamentando e assegurando o atendimento aos Alunos Com Necessidades Especiais (ANEEs).
Ø  Atendimento diferenciado aos que apresentam necessidades educacionais especiais.
Ø  Organização do trabalho da Instituição Educacional com o apoio da Primeira Região de Ensino e da Secretaria de Educação do Estado/PB.
Ø  Realização de um trabalho pedagógico integrado entre professores e direção.
Ø  Promover a contextualização nas diferentes áreas de conhecimento através da interdisciplinaridade.
Ø  Implantação e/ou implementação de projetos específicos que contribuam para a construção do conhecimento e fortalecimento dos laços de afetividade e solidariedade.
Ø  Através de reuniões, trabalhar a necessidade de se encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo de ensino aprendizagem, construindo dessa forma, um ambiente estimulador e agradável.
Ø  Realização de atividades culturais como jogos, exposições, feiras, concursos, festas, etc.
Ø  Promoção de momentos de confraternização entre servidores, alunos e pais.
Ø  Conscientização do que é um bem público e conservação e manutenção dos bens móveis e imóveis da escola.
Ø  Estabelecer parceria entre a escola e o conselho tutelar para acompanhamento dos alunos com algum tipo de problema pertinente a esta Instituição.
Ø  Realização de coordenações coletivas de forma efetiva e dinâmica apoiando e construindo com o grupo de docentes ações que contribuam para o bem do coletivo escolar.
Ø  Adquirir uma copiadora, computadores para a secretaria e uma boa conexão de Internet para uso da administração escolar, para a coordenação pedagógica, para os professores e para o próprio corpo discente.
III - AÇÕES

o   Manter um contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma que os pais percebam a importância de sua participação na construção de uma escola de qualidade.
o   Melhoria do espaço físico escolar proporcionando a acessibilidade, segurança e bem estar de todos.
o   Convocação ordinária do Conselho Escolar legalmente constituído da escola para deliberação, acompanhamento e utilização dos recursos financeiros.
o   Manutenção e atualização dos dados funcionais e pessoais dos servidores e alunos da escola.
o   Orientação e informação quanto às normas e regulamentações que regem os direitos dos servidores.
o   Cumprimento nos prazos para entrega de documentos.

IV – PERÍODO DE EXECUÇÃO
O Plano de Gestão, bem como todas as ações propostas, será desenvolvido durante os anos de 2013 e 2014.
Durante esse tempo, poderá ser anexado novas estratégias e ações, assim como relatórios bimestrais a respeito das melhorias alcançadas para uma melhor avaliação ao termino deste Ano Letivo, e consequente adaptação e flexão para o próximo Ano Letivo.

V – AVALIAÇÃO
A avaliação é um grande instrumento de gestão educacional e é, também um balizador da qualidade das gestões pedagógicas, administrativas e financeiras, pois ela apontará as estratégias a serem mantidas ou flexibilizadas. A avaliação e o acompanhamento das ações desenvolvidas durante um período são meios de conhecimento, replanejamento e melhoria da realidade.
A avaliação incidirá sobre os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros das atividades escolares e acontecerá de forma processual e contínua, no decorrer da operacionalização da Proposta Pedagógica da escola, buscando o aperfeiçoamento constante e o desenvolvimento do vínculo de afetividade entre nossas ações e o contexto escolar.
Será realizada por todos os integrantes da comunidade escolar sobradense em momentos específicos, durante as reuniões coletivas ou à medida que se fizerem necessário para tomadas de novas decisões.
Juntos, somos mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário