sábado, 9 de março de 2013

A Nossa Proposta Pedagógica Simplificada


ESTADO DA PARAÍBA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Escola Estadual 
Severina Ramos de Oliveira

PROPOSTA PEDAGÓGICA SIMPLIFICADA



I.  APRESENTAÇÃO

1.   Identificação
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severina Ramos de Oliveira está localizada a Rua Projetada, S/N, Conjunto Paulo Rolim, mantida e administrada pela Secretaria de Estado da Educação do Estado da Paraíba, criada por Decreto Governamental, é Pessoa Jurídica Nº 07.815.317/0001-25, mantida administrada pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, e mantida pelo Governo do Estado da Paraíba.
Esta Proposta Pedagógica norteará todo o trabalho docente e administrativo da Escola, de acordo com a legislação em vigor.

2.     Objetivos e Princípios
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severina Ramos de Oliveira objetiva sua ação educativa fundamentada nos princípios da Universalização de Igualdade de acesso, permanência e sucesso, da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar.
Propomos uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural da socialização e desenvolvimento do(a) educando(a), visando também prepará-lo(a) para o exercício da cidadania e prática e cumprimento de direitos e deveres.

3.     Finalidade
A EEEFM Severina Ramos de Oliveira tem por finalidade atender ao disposto Federal e Estadual, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrar o Ensino Médio em cada caso a Legislação e as normas especificamente aplicáveis.
Se considerado as características, necessidades locais e os interesses dos educadores e dos educando, pretendemos:
Ø  Acompanhar o processo de escolarização dos educandos que apresentam situação de repetência;
Ø  Contribuir para a diminuição da situação de repetência dos educandos que frequentam a Unidade Escolar;
Ø  Trabalhar a autoestima dos educandos, dando-lhes condições de se perceberem como portadores de conhecimento e capazes de aprender;
Ø  Oferecer aos educandos situações diversificadas de ensino-aprendizagem no sentido de superar as dificuldades apresentadas em classe;
Ø  Possibilitar aos professores uma formação em serviço, através do acompanhamento do seu trabalho;
Ø  Oportunizar e Promover a melhoria da prática pedagógica dos professores, através de cursos de formação Continuada oferecidos pelo governo do Estado;
Ø  Contribuir, através do trabalho com projetos pedagógicos, para a construção da Cultura da paz e de uma sociedade melhor;
Ø  Refletir sobre a função social da escola e sua importância para a conquista da cidadania;
Ø  Rever conteúdos básicos para o Ensino Médio das disciplinas Matemática, Língua Portuguesa, Física, Química, Biologia, Língua Estrangeira, Educação Física, Historia e Geografia, considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais;
Ø  Fazer com que nossos educandos e professores se percebam como seres históricos (fazedores de história), que necessitam de uma formação integral, preparando-os para exercerem o seu papel na Sociedade, de forma consciente e coerente.
Ø  Preparar os educandos do Ensino Médio para o mercado de trabalho, concursos e vestibulares.

4.     Clientela atendida
A Escola Estadual Severina Ramos de Oliveira atende estudantes das Comunidades próximas pertencentes ao município de Sobrado, Riachão do Poço, Sapé e São Miguel de Taipú, sendo em sua maioria, do Meio Rural.
Atendemos, parcialmente, um numero de 260 alunos matriculados, sendo em sua esmagadora maioria, pertencentes ao grupo social de baixo poder aquisitivo.

5.     Dimensão Física

Secretaria
01
Sala de aula
04
Sanitários
06
Dispensa
01
Cantina
01
Laboratório de Informática
01
Pátio recreativo
01

6.     Função Social da Escola
Promover ao educando acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. A Escola preocupa-se com a formação cidadã, com a Conscientização política e social, com a humanização dos nossos jovens!

7.     Eixos Norteadores
7.1.Liberdade de expressão: é um elemento fundamental, representando a garantia do direito de cada cidadão.
7.2.Ética: princípio básico ao exercício dos profissionais que trabalham com as questões sócio-pedagógicas, assegurando confiança e integridade de compromisso, de modo a não ferir sua identidade e credibilidade como agente provedor de melhoria da educação no Município de Sobrado.
7.3.Respeito ao ser humano: propagado em todas as suas práticas, fazendo com que todos recebam tratamento justo e honesto de forma a estabelecer uma equidade entre os indivíduos, independente de cor, credo, posição social, nacionalidade e cultura.
7.4.Transparência nas ações: fazer com que a sociedade conheça nosso trabalho, e reconhecendo nossas ações, venham participar de forma democrática.
7.5.Eficiência nas ações desenvolvidas: visualização da qualidade educacional de forma responsável e comprometida. 
7.6.Flexibilidade: Compreender as necessidades e as causas de cada envolvido, responsabilizando todos os comprometidos.
7.7.Seriedade: promover melhores condições de trabalho e desenvolver a credibilidade da escola dentro da sociedade.

8.     Trabalho Pedagógico
A Escola deve ser crítica, reflexiva e possibilitar a toda comunidade uma Proposta pedagógica alicerçada e consolidada pela colaboração mútua de todos na construção de experiências inovadoras que estarão acontecendo na Escola, em colaboração entre o corpo discente, docente e a administração Escolar.
O trabalho Pedagógico deve repensar constantemente o papel desempenhado pela Comunidade e usa-lo para transformar a realidade onde ela está inserida. Assim, agindo, será necessário:
8.1.Integração e participação da Comunidade Escolar;
8.2.Os segmentos da Escola devem estar plenamente voltados à completa valorização do educando;
8.3.Criação e reorganização do Espaço Físico;
8.4.Recursos Didáticos e Pedagógicos que auxiliem o trabalho do educador;
8.5.Número adequado de educandos por sala de aula;
8.6.Recursos humanos e financeiros;
8.7.Regras de convivência profissional;
8.8.Políticas de motivação e credibilidade dos Educadores.

9.     Organização Escolar
O Ser Humano é um Ser de práxis, da ação e da reflexão, portanto um sujeito cognoscente. Um ser inacabado e único, curioso em relação ao mundo. Contudo, sua plenitude ocorre na própria intersubjetividade, na comunicação entre os sujeitos a propósito do objeto a ser conhecido, capaz de conhecer a realidade, interagindo com os seus iguais. Neste contexto, inteligência significará muito mais que um ato solitário. Implica cada um tornar-se melhor, contudo em nome de propósitos cada vez mais solidários e criativos.
Por isto, é papel da Escola viabilizar o processo de construção do conhecimento, ampliando o espaço para a ação do aluno, onde ele possa criar, inventar, operar, falar, discutir, produzir, escrever. Igualmente é necessário incluir nas ações Pedagógicas, conteúdos de apoio à pessoa humana na perspectiva de também ajudar este aluno na área afetiva e espiritual, colaborando assim na construção de uma sociedade humana, justa, fraterna, solidária, ecológica, participativa e democrática, o que nos torna pessoas novas.
Nessa linha os professores, a direção e demais que estejam direta ou indiretamente envolvidos nessa prática são os iluminadores desses princípios, tendo como dever amparar os aprendentes, fazendo com que eles possam buscar informações reais, que estejam ligadas a suas realidades. Afinal, são os fundamentos que auxiliam a nossa equipe pedagógica construir uma prática educacional que vai além de conteúdos.

10.  Avaliação Escolar
A Avaliação Escolar deve ser feita com o intuito de incluir os educandos no processo de aprendizagem, como forma de se autoavaliar e avaliar o próprio corpo docente.
As notas e testes não serão, necessariamente, a única forma de avaliar, mesmo tendo consciência que é o método mais utilizado pelo corpo docente, no Estado da Paraíba. Assim, sendo, tentaremos mudar esta forma de avaliação que já está ultrapassada e que na verdade, hoje, não pode ser mais utilizada como único meio avaliativo.

11.  Avaliação de planos e projetos
O projeto deve ser realizado através de um processo continuo de acompanhamento e reflexão sobre as ações, visando a confirmação ou modificação das decisões assumidas no momento de sua elaboração.
Decisões sobre alterações no plano exigem o estabelecimento de novos fluxos e troca de informações que devem consolidar os resultados almejados levando-se em conta:
Ø  Os problemas apresentados pelas diversas disciplinas;
Ø  Se a metodologia e as propostas curriculares atendem as necessidades de conhecimento dos alunos;
Ø  Se a taxa de evasão tem diminuído;
Ø  O nível de desempenho do educando;
Ø  A modificação da prática do professor após a capacitação;
Ø  Se o acervo da Biblioteca atende as necessidades;
Ø  Os eventos em que os educandos, pais ou professores participarão;
Ø  Definir por uma avaliação processual sem se preocupar com o acúmulo de conteúdo;
Ø  Considerar a avaliação quantitativa (a nota atribuída ao educando) o ponto de partida para avaliação qualitativa (atitudes do aluno) nas diferentes atividades propostas em todos os componentes curriculares;
Ø  Definir previamente pontos de chegada para cada série e disciplina, por bimestre, utilizando como critério avaliação processual e final;
Ø  Levantar após cada avaliação de unidade os resultados de aprendizagem em termos percentuais.
Ø  Repensar a prática pedagógica com visão sócia política do trabalho educativo o que pressupõe um olhar para o aluno, com sistema de crenças voltado para a confiança de que, todo o educando é capaz de aprender.
Ø  Estas são algumas das muitas situações de investigação que a escola deve levantar na busca de soluções para os problemas identificados.
Ø  Concebida como processual, a avaliação do projeto envolverá pais, professores, direção da escola, educandos e funcionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário